Você está aqui

Heráldica Clássica x Heráldica Moderna

Qualquer brasão criado na República assemelha-se a uma marca heráldica diferente do brasão criado na Monarquia originada dos títulos.
Enfim, tudo que se fala são conjecturas, pois não existem mais leis que amparam brasões monárquicos, somente marcas no Brasil. Então, criar uma identidade visual familiar é equiparado a uma marca. Nesse caso torna-se legal como marca heráldica.
E isso é legal na atualidade. Veja o brasão da minha família, todo enriquecido com os brasões ancestrais, mas é uma marca heráldica que usamos em minha família como nosso brasão da minha família e não da grande família que é o brasão ancestral.
E porque isso ocorre? Porque vivemos na república e as regras são outras.

A heráldica clássica agora é lendária e serve de referência histórica. O Brasão de Armas Familiar tem valor sentimental e é um suvenir, uma relíquia da grande família. Existem regras clássicas para codificá-la dentro do universo da heráldica clássica.
Mas qual a mais importante?

Não tem, pois o brasão ancestral guardamos com carinho (grande família) assim como o brasão de marca heráldica (micro família) que é atual da nossa atual família e é derivada dos brasões ancestrais. Mas a vantagem da marca heráldica é de que cria um Brasão de Armas equiparado a uma marca heráldica e consegue identificar a micro família surgida do casamento ou união estável.

Essa é a técnica da heráldica moderna.

 

Macro família = Todas as famílias ligadas pelo sangue.

Micro família = A tua família ( pai + mãe + filhos).

Heráldica Tradicional (Clássica) = Trabalha conceitos e regras definidas da Heráldica estrangeira. (Monarquia)

Heráldica Moderna (Atual) =  Dá significado prático no dia a dia do Brasil. (Marca Heráldica) (República)

 

Boletim Informativo

Mantenha-se informado com nossas últimas notícias!

Subscrever Feed de CURSO DE HERÁLDICA PÚBLICA MUNICIPAL newsletter
Você conhece o brasão da sua família?